quarta-feira, 4 de abril de 2012

PÁSCOA E DIETA


Pois bem, Páscoa ( e outras tantas festas ) não combinam com Dieta, tenho lido em vários blogues o medo destes dias que se avizinham , eu própria tenho sempre algum receio de exagerar bastante nestas alturas, pricipalmente por não saber ter controlo, ou seja, temos á nossa frente uma mesa repleta de coisas boas, nada saudaveis, carregadinhas de açucar, mas que chama por nós, então, com base na minha experiência e na informação que recolhi, aqui ficam umas dicas de como devemos fazer para não meter tudo a perder, com 2 ou 3 dias de grande comilança:

1. Não pensar que é tudo ou nada, ou seja, se já comemos duas fatias de folar ou meio pacote de amendoas e ficamos frustadas com isso vamos pensar: Já que já estraguei tudo, bora comer mais vinte fatias e mais 5 pacotes de amendoas. - ERRADO!!! não, não e não .... ok respira, erramos sim, mas vamos sempre a tempo de parar, e comer este mundo e o outro só nos vais fazer engordar ainda mais e vais deixar o nosso astral bem no fundo do poço.

2. Pular refeições, sim esta é mais batida que eu sei lá, mas muitas pessoas continuam com este hábito, ou seja, imaginem aquele almoço da Páscoa que dura até as 5 da tarde, então bela ideia não vou tomar o pequeno almoço, poupo umas calorias porque já sei que vou comer muito no almoço/lanche - ERRADO!! -  não, não e não .... já sabemos que não adianta, vamos apenas acabar por comer mais e pior, o certo é que tomar na mesma um bom pequeno almoço, com fibras, ou geralmente opto por umas belas papas de aveia, para que fiquemos com aquela sensação boa de saciedade e não aquela de chegar morta de fome na hora do almoço!

3. Estar tranquila, sim isto ajuda muito! Tentar não estar sempre a pensar naquilo que se pode ou não comer, pensar constantemente que se está de dieta, só vai piorar a nossa ansiedade, e o truque é ter a consiencia do que é a fome e do que é a vontade de comer/gula, comer lentamente, com muita calma e o principal SABOREAR!.

4. CHOCOLATE, ou amêndoas, eu acho que todas temos direito a comer uma porçãozinha ! E existem no mercado hoje em dia imensas variedades, muito mais saudaveis, como por exemplo optar por chocolate preto ou cacau mesmo, até porque o chocolate não é nenhum bicho, é rico em flavonóides antioxidantes, substâncias que protegem as artérias e o coração, prevenindo a ocorrência de doenças cardiovasculares, além de retardarem o envelhecimento, claro atenção sempre às quantidades.

5. EQUILIBRIO, ou seja, já que sabemos que muito provávelmente iremos consumir mais calorias do habitual numa refeição teremos de compensar nas restantes, como por exemplo jantar uma saladinha ( dica básica, mas vai fazer toda a diferença na balança).

6. ACTIVIDADE FÍSICA, outra dica básica, de manhã ir dar uma corrida/caminha, vamos ficar muito mais bem dispostas e motivadas, e no fim da tarde a mesma coisa, 30 min de casa vez é o suficiente penso eu, e fará toda a diferença!

Agora só falta o principal, INTERIORIZAR ISTO TUDO  ( Di, di isto também é para ti ! sim? haha)

E VOÇÊS O QUE FAZEM PARA NÃO SE AUTO-SABOTAREM?????
Espero ter ajudado e relembrado algumas coisas, e não se esqueçam:

O tempo é HOJE!


11 comentários:

  1. oie Di, imagina... eu nunca fui mt fã de carne sangrenta, só comia se tivesse super torrada. Até tentei forçar comer, não tenho a mínima vontade. Por isso acho q é algo q acontece naturalmente, não adianta forçar essa mudança :-))
    bjss

    ResponderEliminar
  2. Confesso que aquilo que disseste não é propriamente novidade.
    Mas obrigada por relembrares, pode ser que assim funcione. :D:D

    ResponderEliminar
  3. Ai diana, essas 6 dicas são essenciais para os dias de festa... quando vejo algo que gosto, tipo chocolate, apenas penso, tenho de resistir... porque se comecar a comer, não me fico apenas por uma amêndoa, sou capaz de aos poucos e poucos comer o pacote :o(
    O meu Boris tá mesmo muito fofinho :o) coloca aqui fotos do teu Brutus :o) também é tão lindo, e já deve tar enorme :o) eles crescem tannnnto :o)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A parte mais complicada é mesmo interiorizar (aliás, eu já ando a devorar amêndoas e já pedi para mas tirarem da frente :x), mas são sem dúvida óptimas dicas para seguirmos, e vou fazer por isso, obrigada! :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. eu acho que vou fugir de casa! LOL

    :D

    Beijinhos grandes

    ps: sim, faltava um zero. é 1100kcal. :D obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Está interiorizado- não me vou sabotar! Por acaso não tenho medo da Páscoa porque por aqui não há nada de especial. Vou oferecer uns ovinhos de chocolate aos meus afilhados e espero que eles não me dêem nada - e se derem, que me perdoem, mas vou deixar a casa da minha mãe.
    O Natal é que estraga tudo!!

    ResponderEliminar
  7. Que boas dicas! Tão simples e tão eficazes! ;) Já funcionaram comigo, por isso estão comprovadissimas, principalmente a do exercício! Ajuda mesmo a não exagerar!***

    ResponderEliminar
  8. O que é da Páscoa sem umas amendoazinhas de chocolate? :p Por acaso, é das poucas coisas que gosto nesta época, por isso estou bem! Desde que a tua alimentação seja normalmente equilibrada, uns docinhos não te desiquilibram a balança ;p Aproveitas e vais dar umas corridas! ahah :)

    Beijinhos e boa noite!

    ResponderEliminar
  9. Bem, adorei o teu post hoje! Acrescento mais duas: relaxem e não se pesem constantemente! Se não se pesarem nos dois dias a seguir À Pascoa, a Páscoa vai passar e vocês nem vão dar por ela (quer dzr, vão apenas ficar na vossa memória os momentos bons q viveram!) :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. eu faço exactamente o que escreveste ai... o facto é que já ando nisto da dieta há imenso tempo e mesmo tendo entrado num desafio de perda de peso recentemente, eu já tinha estado numa antes durante 1 ano... portanto antigamente andei que nem uma doida à procura de imensas dicas sobre alimentação e derivados e o meu lema durante todo o tempo sempre foi "tu até podes ter comido uma porcaria... mas não importa, agora vais continuar com a dieta porque um dia não são dias" e este lema veio porque sei que a principal razão que me deixou engordar mais do que devia foi aquilo que disseste "Já que já estraguei tudo, bora comer mais vinte fatias e mais 5 pacotes de amêndoas." ... a minha grande sorte.. é que cá em casa não costumamos comemorar a pascoa... :x

    ResponderEliminar
  11. Ótimas dicas pra qualquer festa!
    Não tenho muito problema com a Páscoa em especial, às vezes só com o chocolate quando ganho algum ovo mas acho que esse ano nem vou ganhar nada, vamos ver!
    Beijos,
    Tati

    ResponderEliminar