quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aspartame não

 
 Estes são os açucares que acabei de tirar da minha mala " despejo-a" sempre semana a semana, e fico feliz por ver a quantidade de açúcar que poupo ao meu corpixo. 
Por exemplo esta semana já tenho 8 pacotes cada tem +/- 8 gramas = 64 gr =
 256 kcal
Fazendo uma associação:
256 kcal equivalem +/- a meia hora de corrida.

E o adoçante será uma boa opção?

O aspartame foi aprovado para uso em 1981, com a hipótese de vir ajudar a controlar o peso corporal, desde 1980, os níveis de gordura corporal aumentaram.
 
Para queimar 1 M & M, é preciso andar todo o comprimento de um campo de futebol.
 
Aspartame contém 10% de Metanol, (conhecido também  como álcool de madeira e veneno) prejudicial.
O metanol é liberado aos poucos no intestino delgado quando o grupo metil do aspartame encontra a enzima quimotripsina.
No interior  do corpo o metanol  transforma-se em ácido fórmico e em formaldeide. O formaldeide é uma neurotoxina mortal. Uma análise do EPA (Enviromental Protection Agency – Agência pela Protecção Ambiental –  EUA) sobre o metanol declara que o metanol “vem considerado um veneno por acumulo, graças à baixíssima taxa de excreção uma vez absorvido.
 No corpo o metanol vem oxidado em formaldeide e em ácido fórmico; ambos são tóxicos”. Os pesquisadores do EPA recomendam um limite máximo de consumo de 7.8 mg ao dia. Um litro de bebida adoçada com o aspartame contém cerca 56 mg de metanol.
O aspartame  decompõe-se em metanol livre quando aquecido acima de 30°C. Isso acontece quando o produto que contém aspartame é armazenado de forma imprópria ou quando é aquecido (por exemplo, quando faz parte de um "alimento" como gelatina diet, ou quando é usado para adoçar o café com adoçantes em comprimido, etc).
O problema é que o aspartame não é apenas composto  por fenilalanina e aspartato. O grupamento funcional característico da fenilalanina (grupamento ácido) não está presente no aspartame. Este grupamento é na verdade metilado sinteticamente, dessa forma o grupamento deixa de ser ácido e passa a ser um éster.
O contacto dessa substância com o estômago faz com que ela se quebre, dando origem à aspartato, fenilalanina e metanol em separado.
 
 
É por isso e por ter lido o livro sugar free que eu evito ao máximo este bicho, eu não como iogurtes light, bolachas light, gelatinas light, sumos light, eu prefiro comer COMIDA VERDADEIRA , que invenções quimicas lights, para falar verdade DETESTO o sabor dos adoçantes.Quando vejo alguém a dizer que usa adoçante até me arrepio, adoçante ? isso é veneno é LIXO.
---------------------------------------------------------------------------------------------
 
Tenho treinado, tenho comido coisas chatas, bebido muita água, etc, etc,
safa-se o pequeno-almoço :))))))) a refeição mais HAPPY do dia:
 
 
Beijos!
 
p.s.- amanhã comento todas :)

12 comentários:

  1. concordo plenamente, também não consumo nada light :D

    ResponderEliminar
  2. eu uso adoçante todos os dias no café!
    mas ok, vou começar a tentar evitar!!! :)

    comprei hoje pasta de amendoim!
    depois diz se conheces :D


    beijinhos gatjinha!

    ResponderEliminar
  3. Olá Diana :D

    Na verdade quando eu pesquisei não havia grandes provas contra a utilização de adoçantes, mas a minha opinião é que se não fazem bem, então não tomo ;) Bebo sempre café, chá ou leite sem açúcar ou adoçante, e açúcar só mesmo em alguns docinhos ou bolachinhas ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. Eu uso adoçante. Mas eu realmente não gosto muito dele. Mas pelo menos por causa dele eu já deixei de consumir açucar (do branco) a dois meses.
    Talvez aos poucos eu tente tirar do café.
    Adorei o post.
    Ótima sexta feira!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. é verdade sim senhora...
    eu não adiciono adoçante nem açucar nas coisas (café, chá), e quando quero um pouco de doce adiciono agave, ou pouco açucar (nas bolachas, ou bolos), mas como coisas light, e bem não devem fazer... enfim...
    O problema é que tambem o que nao é light (por exemplo os iogurtes) têm carradas infinitas de açucar.
    é uma chatice...

    Beijinhos grandes menina bonita

    ResponderEliminar
  6. Eu também não uso adoçante e evito coisas light. A palavra "light" vende muito, mas nem sempre as pessoas sabem o que estão a comprar...

    Eu também acumulava pacotinhos de açucar na minha mala, até que acabava por ser rebentar um ou outro e ficava tudo sujo e pegajoso! lol

    Beijinhos e bom f-d-s! :)

    ResponderEliminar
  7. DI
    eu sei que conheces pasta de amendoim
    ate comprei porque vi aqui no teu blog
    eu perguntei e se conhecias AQUELA marca!!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Eu consumo adoçante porque eu nao consigo mesmo beber o café sem açucar. Já tentei, mas não dá mesmo. Mas penso que é só mesmo no café que adiciono adoçante. Mas sei que não faz lá muito bem =S
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu já estou a reduzir no adoçante :D
    Não como nada magro já e só tenho vontade de o comer na gelatina light.. até ai me proibes? :(

    Ai esse pequeno almoço, que boom :D

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  10. enaaaa! eu se te mostrasse uma coisa...ok...um dia destes posto...tenho uma caixa cheia de pacotinhos de alguns dos cafes a que vamos eu e o mais que tudo...e muitos nem guardei...e ja pensei nisso ...tanto açucar...nossa... ai tenho de voltar ao regime...este dia da criança foi um caos a nivel de dieta...grrrr! beijinhos:)

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente contigo. Também tento sempre passar ao lado dos adoçantes químicos. Há uns anos atrás, só consumia aspartame e algum tempo depois diagnosticaram-me um problema que, apesar de não haver pprovas, pode estar relacionado com o consumo de aspartame. Portanto, comida verdadeira, sempre!

    ResponderEliminar
  12. Eu odeio adoçante é tao artifical o sabor...!!!
    Açucar já dei o Goodbye já faz 2 meses. Agora é so mel puro de abelha e frutose de vez em quando. Já ouvi coisas más sobre a frutose.. mas pronto é melhor que o açucar.

    ResponderEliminar